Finalidades da Pintura Industrial

Na imagem há tubos de aços expostos ao ar livre, esperando a secagem de suas pinturas na cor prata.

 

A pintura industrial desempenha um papel fundamental em diversas indústrias, oferecendo proteção e aprimorando a estética de equipamentos, instalações, tubulações e dutos. 

Quais os aspectos relacionados à pintura industrial?

Veja alguns dos principais aspectos relacionados à pintura industrial.

Proteção Anticorrosiva

Uma das funções mais importantes da pintura industrial é proteger o aço e outras superfícies metálicas contra a corrosão. Isso é essencial para aumentar a vida útil dos equipamentos e garantir a segurança operacional.

Melhoria Estética

Além da proteção, a pintura também melhora a aparência visual dos equipamentos e instalações, conferindo uma melhor estética ao ambiente. Ademais, também pode ser importante para a identificação de áreas específicas e para questões de segurança.

Sinalização

Cores específicas podem indicar o tipo de substância que flui através das tubulações, contribuindo para a segurança e a conformidade regulatória.

Por que a escolha do esquema de pintura apropriado é crucial?

Porque envolve selecionar os tipos adequados de tintas, primers e revestimentos com base nas condições ambientais, níveis de exposição e expectativas de durabilidade do revestimento. 

Mas um estudo cuidadoso é necessário para tomar decisões bem fundamentadas. A preparação adequada da superfície e a seleção dos materiais corretos são elementos-chave para assegurar que a pintura industrial cumpra suas funções de maneira eficaz e duradoura.

Para tanto, nossos colaboradores são devidamente treinados para garantir a conformidade com as especificações e condições de pintura solicitadas pelos nossos clientes. 

Por fim, todas as etapas do processo são monitoradas e inspecionadas minuciosamente por profissionais qualificados, certificados pela ABRACO e NACE.

Classificação e características das Tintas Anticorrosivas

  • Tinta Epóxi ou Epoxídicas;
  • Tinta Poliuretana;
  • Tinta Etil-silicato de Zinco;
  • Tintas de Silicone;
  • Tintas de Alumínio Fenólicas;
  • Tintas Alquídicas;
  • Tintas Acrílicas;
  • Tintas Nitrocelulose.

Referências Normativas:

ISO 8501-1, ABNT NBR 10443, ABNT NBR 14847, ABNT NBR 15158, ABNT NBR 15185, ABNT NBR 15239, ABNT NBR 15488, NR-26, PETROBRAS N-9, PETROBRAS N-13, dentre outras.

Para saber mais, entre em contato com o nosso time de especialistas.

Compartilhe

Relacionados

Informe seu e-mail e clique em download